Sobre o Projeto HumanFulness

O projeto consiste na realização de práticas de meditação e está a ser aplicado na Escola Profissional de Fafe a 4 turmas do Ensino Profissional, Grupo experimental, que durante 8 semanas terão uma sessão/aula semanal de 45-90 minutos que inclui várias práticas formais e informais adaptadas a estas idades.

Contamos com práticas formais para cultivar a atenção plena ao corpo e à respiração, pensamentos, emoções e compaixão, assim como com atividades informais, como caminhar na natureza, fazer ações virtuosas, comer bem e dar respostas humanful em atividades do dia-a-dia.

O projeto tem como objetivo ajudar os jovens a lidar com a mudança, a pressão, o stress, a ansiedade e as emoções fortes, aprendendo a tomar decisões mais conscientes, aumentando a compaixão por si próprios, pelos outros e melhorando o rendimento escolar.

O processo de aprendizagem é interativo e por isso serão desenvolvidos exercícios para fomentar certas intenções nos jovens, nomeadamente: perdoar o passado e aceitar o que está a acontecer no presente; cuidar do corpo e da mente; viver com a mente e o coração abertos; amar incondicionalmente; praticar o não julgamento; rir; ser paciente e estar em paz com o fluir da vida. De forma a cultivar a aplicação de Humanfulness em cada momento da sua vida será proposto aos alunos praticarem os ensinamentos das sessões/aulas em casa, no parque da cidade, na praia, no rio, na montanha, a caminhar, individualmente, com a família ou com amigos. Enfim, onde quer que vão e com quer que estejam.

Sobre a Equipa associada ao projeto

Prof. Célia
Soares


Mentora do Projeto

Prof. Dr. Ricardo J. Teixeira


Colaborador

Prof. Dra. Inês Trindade


Investigadora

O projeto em factos

164

Alunos Envolvidos

4

Profissionais Envolvidos

96

Downloads Aplicação

2

Publicações Científicas

O projeto na Imprensa

Dúvidas, criticas ou sugestões?