Decorreu no passado dia 27 de março do corrente ano, à tarde, na Escola Profissional de Fafe, uma entrevista, conduzida pelo jornalista do Porto Canal, Júlio Magalhães, ao Doutor Luís Portela, Chairman da maior empresa farmacêutica portuguesa, a Bial.
Defensor de práticas meditativas e da força do pensamento, Luís Portela tentou esclarecer uma plateia composta por Alunos e Professores como o poder da meditação nos leva a controlar os pensamentos, as palavras e as atitudes, ajudando-nos a alcançar um maior bem-estar e conduzindo-nos a uma vida mais feliz.
Luís Portela defendeu que conforme temos cuidados de higiene física, devemos ter cuidados de higiene espiritual. Cada um de nós tem os meios necessários para se conhecer melhor e se aperfeiçoar, no sentido desse aperfeiçoamento, caminhamos para o progresso da humanidade. Partilhou ainda, a convicção de que todos somos partículas de energia, com vidas sucessivas, no intuito de sermos cada vez mais evoluídos, até não termos necessidade de vir mais ao plano terra. E que o pensamento é uma força que temos à disposição, que pode ser usada de forma positiva, ou negativa, sendo que o exercício da meditação leva ao controlo do pensamento, da palavra e dos atos. Ressalvou que pensamentos semelhantes se atraem e que podemos, assim, atrair ‘energias’ semelhantes que poderão ajudar, ou dificultar o nosso caminho.